
O Programa LIDA Primeira Liderança foi desenvolvido a partir da necessidade de várias empresas em capacitar aqueles profissionais que começam a exercer cargos de liderança pela primeira vez. Estas empresas relatam que profissionais egressos das universidades e cursos técnicos são preparados para atividades específicas da sua formação, carecendo dos conhecimento e habilidades para liderar pessoas.
Módulo I – Liderança para Resultados
Instrutor: Antônio Celso Mendes Webber
Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Promover o desenvolvimento de competências estratégicas para a liderança em profissionais que estão nesta posição pela primeira vez.
Conteúdo:
- Tendências mundiais para a liderança
- Conceito de Líder
- Poder e liderança
- O Desafio da Primeira Liderança e a Mudança de Prioridades
- Maturidade para a liderança eficaz
- A função do líder na motivação dos liderados
- A importância do entendimento do propósito pela liderança
- O papel do líder na implantação do propósito nos corações e mentes
- Diagnóstico individual prévio sobre estilos de liderança
- Liderança situacional, matricial e projetos
- Liderança eficaz e liderança ineficaz
- Mapa individual de autopercepção de estilos
- Entendendo os Pontos Fortes e Fracos
Módulo II – A Tecnologia e a Nova Mentalidade de Líder
Instrutor: Paulo Gerhardt
Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Capacitar aqueles profissionais que estão assumindo funções de liderança para lidar com os avanços tecnológicos e suas consequentes mudanças nos comportamentos pessoais e profissionais e nas suas relações, compreendendo os tipos de mindsets e como utilizar as adversidades como combustível para o crescimento.
Conteúdo:
- O mundo mudou
- Gerações X Novos Comportamentos
- A Liderança e a Antifragilidade na crise
- Como usar as novas tecnologias a serviço da liderança
- O que é o Mindset e como influencia o sucesso da liderança no mundo atual
- Tipos de líderes em relação ao Mindset
- Adversidade e Capacidade de Superação
- Condicionamento do Cérebro
- Como transformar a adversidade no combustível do crescimento
- Como avaliar sua Capacidade de Superação
Módulo III – A Influência da Comunicação Assertiva nas Relações
Instrutor: Karen Poletto
Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Proporcionar aos participantes a construção, por meio de conhecimentos, metodologias e ferramentas, equipes de trabalho produtivas através da comunicação eficaz.
Conteúdo:
- As relações humanas e sua influência no mercado de trabalho
- As emoções nas relações com pessoas
- A comunicação e a administração de conflitos na equipe
- A escuta ativa e o feedback
- A empatia como compreensão do outro
- A importância das perguntas
- A cultura da cooperação no desenvolvimento de equipes
Módulo IV – Formação de Equipes do Amanhã
Instrutor: Fabrizio Ortiz
Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Capacitar sobre a importância do seu papel como líder para os desafios do amanhã. Entender como realizar um ciclo de gestão completo para formar e desenvolver equipes. Conhecer e reconhecer os diferentes Perfis Comportamentais para compor equipes diversas e preparadas.
Conteúdo:
- Contexto atual MUNDO BANI
- Equipes do Amanhã como solução em um cenário incerto
- Papel do Líder neste contexto
- Níveis Neurológicos
- Missão como Líder
- O que é um Ciclo de Gestão e como aplicar na Liderança
- Passo a passo para formar e desenvolver equipes do amanhã
- Como liderar perfis diferentes: Perfis Comportamentais
- Diversidade Comportamental
- Compreendendo a existência destes processos e diferenças
- Equipes diversas e o equilíbrio necessário para o Líder do Amanhã
Módulo V – O Líder como Agente de Mudanças
Instrutor: Arnaldo Mazzolin Júnior
Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Capacitar as primeiras lideranças a entenderem a necessidade de mudanças. Utilizando teorias, exercícios concebidos através de experiências, técnicas e ferramentas e como agir para que os seus liderados as aceitem com maior facilidade e caminhem em direção aos objetivos.
Conteúdo:
- O que é Mudança
- Teoria prática da Mudança
- As maiores dificuldades na Mudança
- Percepções da Mudança
- Engajamento
- Objetivos da Mudança
- Idioma da Mudança
- A inovação e a Mudança
- A curva da Mudança
- Planejando uma Mudança
- Times eficazes na Mudança diferente de Team Building
- Falando do jeito que as pessoas querem ouvir
- Resistência à Mudança